Dúvidas Frequentes

É possível assistir um treino sem compromisso?
Claro que sim. Caso seja seu primeiro contato com a arte, o interessante é assistir ou até mesmo participar de uma aula. Se ainda não está convicto de que gostará do Aikido, você poderá retornar outras vezes para assistir outros treinos, assim você terá um tempo hábil para tomar sua decisão.

Existe algum treino especial para iniciantes?
O aluno(a) iniciante irá treinar separadamente onde aprenderá rolamentos, com a preocupação em proteger a coluna (principalmente a lombar), pescoço e demais membros . Aprenderá também movimentos básicos e posturas. Assim que o instrutor verificar que o aluno já tem condições será inserido com os alunos mais graduados, tudo de forma gradativa respeitando o limite de cada pessoa.
Nas primeiras sessões algumas pessoas podem sentir algum desconforto enquanto ainda não aprenderam a executar os rolamentos com suavidade e controle. Em pouco tempo todos aprendem a cair (rolar) com segurança. Lembre sempre de seguir as orientações dos alunos mais graduados e do instrutor e não se afobar para fazer os movimentos de rolamento.

Como escolher um bom local para treinar?
O primeiro passo é visitar o dojo, existem excelentes escolas de Aikido. É importante verificar se a academia é filiada a alguma organização reconhecida pelo Hombu Dojo no Japão. Vários itens são importantes para serem analisados, se o professor é capacitado, se o local de treino é seguro e adequado, porém o mais importante é que exista respeito entre professor e alunos, isso é o fundamental.

Qual o procedimento para realizar a matrícula?
Após assistir e/ou participar de uma aula demonstrativa, o aluno(a) após uma breve entrevista com o instrutor, receberá uma Ficha de Inscrição que deverá ser entregue direto ao instrutor devidamente preenchida, juntamente com cópia de RG, comprovante de residência e uma foto 3x4.
Será necessário também providenciar o quanto antes o atestado médico recente para prática de atividade física, conforme Lei N 10.848, de 06 de junho de 2001.

É necessária alguma vestimenta especial para prática do Aikido?
Recomendamos que o praticante adquira um dogui (também chamado popularmente de kimono) devido à algumas técnicas e exercícios. O uso do dogui funciona também como uma ferramenta para dizer à mente que aquele momento é destinado à prática do Aikido, além de ser também uma vestimenta mais confortável para proteger o corpo.

O que são as calças pretas que parecem uma grande saia?
Esta calça chama-se hakama e compõe a vestimenta completa de um faixa preta em Aikido. Nos dojos filiados à FEPAI, somente os alunos yudanshas (faixas preta) são autorizados a utilizar, e facultativo a partir do 5°kyu para o sexo feminino.

Que tipo de materiais são utilizadas nos treinos? É preciso comprar algum material?
Os treinamentos com armas também fazem parte do Aikido, pois Morihei Ueshiba estudou diversas artes marciais e extraiu o melhor de cada uma para desenvolver o Aikido, por isso temos o uso de algumas armas sendo boken (espada de madeira), tanto (faca de madeira) e jo (bastão de madeira).
Temos no dojo algumas armas disponíveis, porém, alguns alunos gostam de adquirir seu próprio material.

Existem competições ou torneios no Aikido?
Não existem competições ou torneios no Aikido tradicional. O conceito de Aikido rejeita qualquer noção de competição. O Aikido se desenvolve melhor com uma prática cooperativa, que acaba trazendo um ambiente cordial entre os praticantes. A competição que existe é interior, onde lutamos para nos tornar pessoas melhores e desenvolver nosso Aikido.

Como é o sistema de graduações no Dionisio Dojo?
Na FEPAI bem como no Dojo utilizamos o sistema de faixas coloridas. As faixas representam a capacidade do praticante em se harmonizar com o outro parceiro, e a compreensão e habilidade em aplicar as técnicas físicas do Aikido. As faixas são branca, amarela, roxa, verde, azul, marrom divididas e denominadas por “kyu” e pretas denominadas por “Dan”.

É obrigado realizar exame para troca de graduação?
No Dojo o praticante é livre para treinar sem a obrigação de prestar exames. O desejo de prestar exames ocorre naturalmente de pessoa para pessoa, pois o exame nada mais é do que uma apresentação daquilo que o praticante já sabe.

O Aikido é uma religião ou os praticantes devem seguir uma religião particular?
Não. Pessoas de todas as religiões praticam o Aikido. O ambiente de treino é um excelente lugar para você desenvolver e colocar em ação seus valores espirituais. É um ambiente que reúne diferentes raças, cores, ideologias políticas e credos num envolvimento de profunda harmonia. Através da interação com você mesmo e com outros ao mesmo tempo, o Aikido produz uma agradável sensação de paz interna e externa ao mesmo tempo.

Qual o significado das reverências?
A reverência no Aikido é feita para expressar respeito mútuo, confiança e aceitação aos outros. Deve ser sincera e não mecânica. É acima de tudo uma forma de expressar gratidão pelo ambiente, pelos parceiros e pelos instrutores que proporcionam condições para o auto-desenvolvimento.

Quem pode treinar Aikido?
O aikido é uma arte marcial democrática que permite que qualquer pessoa possa praticá-la. Não há restrições gerais de sexo ou idade. É possível encontrar crianças e pessoas da terceira idade treinando. É necessário apenas disposição e perseverança para trilhar um caminho que muitas vezes se mostra difícil.

www.000webhost.com